21 272 12 10
geral@aeen.pt

Artigo

Publicação em blogue
Bibliotecas Escolares
4 Mar 2024

Concurso de Leitura “Almada na rota do Oriente”

/
Publicado por
/
Comentários0
/

O AE Emídio Navarro aderiu ao Concurso “Almada na rota do Oriente”, organizado pelo Centro Cultural Fernão Mendes Pinto e que é dirigido aos 2.º e 3.º ciclos de  todas as escolas e agrupamentos de escolas de Almada. O concurso realiza-se a partir de leituras de livros que se relacionam com o tema de Macau. 

Os professores de Português de 2.º ciclo da EB D. António da Costa (Francisco Destapado, Sílvia Macedo e Lúcia Couto) aderiram a esta dinâmica, tendo sido envolvidas as turmas do 5.º ano (6,7,8,9 e 10) e do 6.º ano (8 e 10). Os alunos leram o livro Missão impossível e realizaram uma Prova Escrita a 25 de janeiro, na  biblioteca escolar. Dessa prova foram selecionados 6 alunos, tendo comparecido cinco à Prova Oral que se realizou a 8 de fevereiro. A organização de todo o processo foi feita pela professora bibliotecária Sara Cacela e o júri foi constituído pelas professoras Helena Batista, Isabel Braga e Edite Condeixa (aposentada). 

Foram uns momentos muito interessantes. Os alunos iniciaram a prova com a leitura expressiva de um excerto do livro. Em seguida, uns apresentaram o livro, outros tentaram convencer um colega a lê-lo. A terceira parte da prova consistiu na resposta a uma pergunta sobre o mesmo. Mas, de repente, estavam todos a dar a sua opinião sobre vários aspetos, a evidenciarem algumas curiosidades que os tocaram. Criou-se ali um momento de debate que foi muito interessante e proveitoso para todos. Não terá sido fácil para o júri escolher o vencedor pois houve várias prestações muito boas. Parabéns a todos! 

Foi selecionada a aluna Beatrice Podan que irá representar o Agrupamento na Fase Final. Felicitações especiais para ela!

LER O RESTO DO ARTIGO AQUI

+

Deixar resposta