21 272 12 10
geral@aeen.pt

Artigo

Publicação em blogue
balões
10 Out 2023

Picture books – Strong messages for the big and the little ones

/
Publicado por
/
Comentários0
/

Inspirada no projeto Erasmus – ICEPELL (Intercultural Citizenship Education through Picturebooks in early English Language Learning) dedicado à exploração de conteúdos de Cidadania apresentados nestes livros, especialmente no 1.º e 2.º ciclos, considerei que poderia ser um desafio alargar a abordagem deste tipo de literatura a públicos de outros ciclos, porque as mensagens são fortes, os valores inegáveis e atravessam todas as faixas etárias. Numa primeira fase mostrei vários exemplares de Picturebooks a 4 turmas do 9.º ano e ao 10.º CT1. A reação foi muito positiva, mesmo que alguns discentes (uma minoria) sentissem que as imagens eram mais direcionadas para um público infantil. Daí passei ao desafio: porque não produzirmos, também, Picturebooks ou Short Stories, perspetivando articulação com os outros ciclos e leitura expressiva do produto final?

Aqui se mostram alguns dos resultados: 

  • dois Picturebooks produzidos por membros da turma 10.º CT1, no âmbito das DACS, sobre elementos da tabela periódica em risco, apresentamos os elementos Hélio – “Helium’s story”  (texto e ilustrações de: Inês Sousa; Inês Morais; Lia Vairinhos; Gabriela Campos; Simão Dias) e Germânio “It was only Gege” (texto de: Rita Araújo; Matilde Figueiredo; Vera Andrade; Ana Filipa; Ana A.; ilustrações de Rita Araújo). 
  • duas Short stories produzidas na modalidade de escrita colaborativa em turma e também em articulação com Cidadania: “Let’s save the planet, shall we?” [9.º4] e “Just keep swimming….don’t give up” [9.º5] – como os títulos indicam, mais ou menos explicitamente, as histórias estão relacionadas com a necessidade de preservar o Ambiente.

Estamos motivados para continuar e ampliar o escopo do projeto e agradeço aos meus alunos que participaram mais ativamente na elaboração dos textos, na leitura dos mesmos às turmas do 2.º ciclo, e até na preparação de adereços, pois sem o interesse deles não teria sido possível. 

Bem-hajam

Cristina Oliveira

Deixar resposta