21 272 12 10
geral@aeen.pt

Artigo

Publicação em blogue
Erasmus+
13 Abr 2023

Encontro do projeto Erasmus+ Robotics and Coding – Patras | Grécia

/
Publicado por
/
Comentários0
/

Entre os dias 26 de março e 1 de abril decorreu em Patras, na Grécia, o quinto e último encontro do projeto Erasmus+ Robotics and Coding. Este projeto tem como parceiros de Portugal mais quatro escolas da Eslovénia, da Grécia, da Turquia e de França que é o país coordenador do projeto.

De Portugal viajaram para a Grécia os professores António Barreiros, João Pedreiro, Marina Neves, Marta Mendes e Tiago Ribeiro.

Esta semana foi dedicada à exploração do Arduino, onde os professores aprenderam a programar e realizaram trabalhos sobre como pôr um semáforo em funcionamento. 

Para além da formação e do trabalho desenvolvido, os colegas gregos levaram todas as equipas presentes a visitar os locais mais emblemáticos da região de Patras, visitando, assim, o Museu de Arqueologia da cidade, Olympia, a cidade dos Jogos Olímpicos da antiguidade e Achaia Claus, uma fábrica onde se produzem máscaras de Carnaval, que é uma das festividades mais emblemáticas da cidade e, também, de todo o país. Houve, ainda, tempo para visitar uma adega em Patras e conhecer o seu famoso vinho. Todos os parceiros tiveram, igualmente, oportunidade de conhecer um grupo de jovens empreendedores, que estão a criar uma start-up e a desenvolver equipamentos para ajudar pessoas invisuais através da programação em Arduíno.

No final desta semana, todas as equipas se mostraram bastante satisfeitas com as aprendizagens feitas e com o trabalho partilhado. Sendo este o último encontro, todos os envolvidos neste projeto ficaram com um grande sentimento de satisfação e de dever cumprido, mas ao mesmo tempo de nostalgia, por todo o trabalho desenvolvido e pelo espírito de entreajuda e companheirismo criado entre todas as equipas. 

 A equipa portuguesa deixou, também, desta vez, um grande contributo para o projeto, mostrando ter boas capacidades e conhecimento face a todo o trabalho desenvolvido. Mais uma vez, o Agrupamento de Escolas Emídio Navarro deixa a sua marca de qualidade neste projeto Erasmus, sendo já um Agrupamento amplamente conhecido entre vários países da União Europeia, que estão envolvidos neste tipo de projetos.

A equipa portuguesa.

+

Deixar resposta