21 272 12 10
geral@aeen.pt

Artigo

Publicação em blogue
24 Nov 2025

70 Anos – Escola pública mais antiga de Almada

/
Publicado por
/
Comentários0
/

A Escola Secundária Emídio Navarro (ESEN), sede do agrupamento, é a escola pública mais antiga do concelho de Almada, tendo sido criada em 24/11/1955, como “Escola Industrial e Comercial de Almada”. Em 1958 passou a designar-se “Escola Industrial e Comercial Emídio Navarro”, ocupando definitivamente as atuais instalações a partir da sua inauguração, em 28/5/1958, na Avenida Rainha Dona Leonor.

Cronologia

  • 1955, 16 fevereiro – Ofício 49852 do Ministro da Educação Nacional, à Câmara Municipal de Almada, concedendo que a Escola Industrial e Comercial de Almada inicie as suas atividades no ano letivo 1955/56;
  • 1955, 24 novembro – inauguração da escola, apesar do edifício ainda não estar concluído;
  • 1956 – continuação das obras pela Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário; 
  • 1958 – conclusão da construção, pela Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário;
  • 1959 – conclusão da obra pela Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário;
  • 1959, 4 julho – a escola passa a chamar-se Escola Industrial e Comercial de Emídio Navarro;
  • 1990 – a escola passa a ter a designação de Escola Secundária Emídio Navarro, que ainda se mantém na atualidade;
  • 2013, 26 de abril – criação do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, agregando a Escola Secundária Emídio Navarro e o Agrupamento de Escolas D. António da Costa.

Ao longo do ano letivo de 2025/2026, serão desenvolvidas atividades diversificadas com o objetivo de comemorar os 70 anos desta instituição fundamental no panorama da educação no concelho de Almada.

Atividades (ver aqui)

+

Deixar resposta