AEEN_Escolas.jpg

Outubro,  mês em que celebramos a alimentação  e a proteção do Planeta

A FAO escolheu “O clima está a mudar. A alimentação e a agricultura também devem      mudar”, como tema do Dia Mundial da Alimentação 2016 celebrado em 16 de outubro.

 Este dia foi assinalado na EBDAC e na ESEN com várias atividades: instalações alusivas à Dieta  Mediterrânica -alimentação saudável e sustentável ; as Bebidas e  o consumo de  Açúcar ;  distribuição de maçãs; debate “ A Alimentação saudável  e a Segurança Alimentar”   dinamizado   pela  Dra. Carolina Pereira,  nutricionista  da empresa Gertal, para as turmas do 9º ano de escolaridade.

Warning: No images in specified directory. Please check the directory!

Debug: specified directory - https://www.aeen.pt/in/images/Dia_Alimentacao

As estimativas indicam que o número de habitantes do planeta vai superar os nove bilhões de pessoas em 2050, e a FAO estima que a produção mundial de alimentos vai ter que aumentar em 60% para poder atender as novas demandas alimentares. Por outro lado, os pequenos agricultores familiares do mundo – que produzem a maior parte dos alimentos que consumimos – estão entre os mais afetados pelas altas temperaturas, as secas e os desastres relacionados a uma meteorologia adversa relacionada às mudanças climáticas. É urgente ressaltar como as mudanças climáticas tornam ainda mais difíceis o desafio de alimentar a uma crescente população mundial e o que podemos fazer todos juntos para superar esse desafio.

 10 Boas Práticas para proteger o meio ambiente através da alimentação

1- Não desperdice água.

2- Diversifique a sua dieta e substitua refeições de carne ou peixe por leguminosas (feijão, lentilhas, grãos…) e “cereais” (arroz, massa, milho, pão).

3- Evite a contaminação dos solos. Guarde os óleos de fritura e verifique se na sua autarquia já existem contentores apropriados. Separe o lixo.

4- Sempre que possível compre fresco e em modos de produção como o biológico.

5- Se possível, compre fresco e cozinhe no mesmo dia. E faça para que este gesto se repita ao longo do mês. Menos embalagem, menos frio, mais sabor. E menos poluição.

6- Reduza o plástico nas embalagens, nos recipientes para guardar alimentos em casa ou nos sacos com os quais vai fazer compras.

7- Planeie cuidadosamente as compras e não compre mais do que o que necessita. Um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo são deitados fora. Aprenda a utilizar as sobras das refeições para novos pratos com os devidos cuidados.

8- A fruta é muitas vezes deitada fora apenas por não preencher alguns requisitos de beleza, mas na verdade tem um sabor idêntico, senão melhor. Escolha fruta menos bonita mas igualmente saborosa. Procure diferentes variedades.

9- Compre perto de casa e escolha produções e produtores locais, sempre que possível. Saiba quem lhe vende e de onde vem a sua comida. Quanto menos os alimentos viajam menos poluem.

10- Não seja um consumidor passivo mas sim um cidadão comprometido com a escolhas alimentares que ajudem a deixar este planeta habitável para os nossos descendentes. Partilhe estas experiências com a família e amigos.

 https://www.dgs.pt/em-destaque/10-boas-praticas-para-proteger-o-meio-ambiente-atraves-da-alimentacao.aspx

Núcleo de Saúde e Educação Sexual