AEEN_Escolas.jpg

 SAÚDE E  EDUCAÇÃO

O dia Mundial de Luta contra a SIDA celebrou-se no passado dia 1 de dezembro. Para assinalar esse dia foram realizadas algumas atividades, em colaboração com o Núcleo de Saúde e Educação Sexual, como forma de sensibilizar a comunidade escolar e também a população de Almada.

  • Aids-1
  • Aids-2
  • Aids-3
  • Aids-4

Foi organizada e dinamizada uma palestra pelas alunas Cristiana Coelho, Madalina Iosipoi e Tatiana Próspero, do 12ºCHCT1, no âmbito da disciplina de Biologia de 12º ano, em que convidaram uma representante da Associação SOL (uma associação que ajuda crianças infetadas pelo VIH e as suas famílias) para falar sobre o vírus, sobre como nos podemos prevenir e o que podemos fazer se, por algum motivo, formos infetados pelo mesmo.

Para ajudar esta Associação foi implementada e ainda está a decorrer uma recolha de bens alimentares e de produtos de higiene pessoal para que todos pudéssemos contribuir na melhoria do dia-a-dia dessas crianças.

No parque urbano Júlio Ferraz foi feita uma instalação de laços vermelhos gigantes, pelos alunos do 11ºAV, com a professora Ana Maltez, que simbolizam a solidariedade e o comprometimento na luta contra a SIDA. Nas pontas dos laços encontravam-se algumas mensagens para que se conseguisse ampliar o público-alvo a que esta mensagem tão importante deve chegar.

Na entrada principal e no espaço do aluno da nossa escola, foram também colocadas, em placards, mensagens que ajudam a perceber um pouco mais sobre este vírus e tentam desta forma apelar à nossa proteção e à nossa prevenção, uma vez que poderemos não estar informados o suficiente sobre os riscos dos nossos atos e, como jovens que somos, estamos expostos a novas e desconhecidas experiências.

Em suma, todas estas atividades foram realizadas com o intuito de ajudar e de chamar a atenção da comunidade educativa, e também da população de Almada, a tomarem as medidas certas na sua vida, visto que a nossa saúde deve estar sempre em primeiro lugar e a nossa função mais importante é protegermo-nos e prevenirmo-nos, em vez de tentarmos remediar, tendo como lema “Conheça o seu estado”- tema do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA de 2018.

Cristiana Coelho, Madalina Iosipoi, Tatiana Próspero

12º CHCT1