AEEN_Escolas.jpg

No expositor ao centro da sala estão vários artigos da imprensa e obras literárias censuradas.Dia 8 de Maio de 2018, no âmbito da disciplina de História, acompanhados pela professora da disciplina Helena Baltazar e pela professora de Matemática Ana Mota, visitamos o museu da prisão do Aljube. Esta visita também foi realizada com as turmas C e D do 9º ano no final do 2º período.

A prisão do Aljube encerrou as suas atividades em 1965 tendo sido aberto como museu a 25 de Abril de 2015.

Localiza-se na rua de Augusto Rosa em Lisboa e é um edifício com bastante história possuindo vestígios que verificam a presença romana, estando em exposição no piso -1. O piso 0 dá lugar a exposições temporárias que na altura da visita se relacionavam com a revolução de 25 de Abril e com a sua preparação. Já no primeiro piso podemos obter informação da situação em que Portugal se encontrava durante a IIª Guerra Mundial. Neste mesmo piso podemos obter mais conhecimentos sobre os mecanismos de repressão da época, nomeadamente a Censura e as variadas formas como se exercia. Subindo de piso, temos varias cenários que demonstram a intervenção das pessoas que resistiam ao regime de Salazar e o percurso que os prisioneiros tinham no Aljube. No último piso da exposição retrata a revolução dos cravos e a luta anticolonial.

Na nossa opinião as fotos que mostram o estado das pessoas torturadas nas várias prisões e os relatos das condições em que Portugal viveu foram as partes mais interessantes.

Esta visita contribuiu para a nossa aprendizagem na medida em que nos alertou para os sacrifícios pelos quais as pessoas que se opunham ao regime tiveram de passar para que hoje em dia possamos viver livremente.