AEEN_Escolas.jpg

No âmbito da celebração do Dia dos Direitos Humanos realizou-se  a iniciativa «Gestos de Paz» que contemplou a recolha de Bens Alimentares para a constituição de um Banco Alimentar no Agrupamento de Esc. Emídio Navarro.   Nesta iniciativa os  professores, funcionários e alunos ( Do Pré-escolar ao 12º ano de escolaridade)  do Agrupamento, foram convidados a comparticipar com  bens alimentares que colocaram num contentor/espaço de recolha, existente em todas as escolas do Agrupamento.

Com os alimentos recolhidos foram feitos 74 cabazes que estão a ser distribuídos pelas famílias dos alunos e funcionários do Agrupamento, que tem necessidades económicas.

Agradece-se o  generoso contributo de todos aqueles que tiveram possibilidade de participar nesta iniciativa, tornando-a num sucesso.

No âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, foram três as atividades que desenvolvemos ao longo do primeiro período:

  • Celebração do S. Martinho;

  •  Feira Doce e Solidária;

  • Visita de estudo aos templos religiosos das seguintes religiões: hinduísmo, judaísmo, em Lisboa, e islamismo e cristianismo em Almada.

 Segurança nos laboratórios de química

No dia 7 de novembro de 2018, os alunos do 11ºCT4 assistiram à primeira de várias aulas nos laboratórios de química da FCT, possível devido a um acordo entre os dois estabelecimentos de ensino.

A turma ficou a conhecer o material para emergências presente no laboratório, o procedimento a seguir em caso de acidente e foi feito um simulacro para demonstrar como se deve evacuar o edifício.

De seguida, foi apresentado o equipamento de proteção individual, algumas normas de funcionamento e informação sobre produtos químicos. 

Depois desta aula, os alunos ficaram com uma melhor perceção de como devem agir nas aulas laboratoriais.

15 de novembro de 2018

A UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia em 2005 salientando o valor da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano em cada cultura e cada indivíduo, sustentando que o pensamento crítico ajuda a dar sentido à vida e às ações realizadas no contexto internacional.

É reforçando este propósito que os alunos da ESEN refletem e convidam a refletir, na próxima quinta-feira, sobre o Bem e Mal, Guerra e Paz e na importância que esta reflexão tem na construção do Mundo que aspiramos. Neste sentido, serão expostos trabalhos pelos alunos e realizada uma palestra com o Prof. Dr. Fernando Serra sobre as referidas temáticas.

A Direção do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, convida toda a comunidade educativa a assistir ao Concerto de Natal, que terá lugar no próximo dia 13 de dezembro pelas 20 horas no Ginásio Silva Marques - Escola Secundária Emídio Navarro.

 SAÚDE E  EDUCAÇÃO

O dia Mundial de Luta contra a SIDA celebrou-se no passado dia 1 de dezembro. Para assinalar esse dia foram realizadas algumas atividades, em colaboração com o Núcleo de Saúde e Educação Sexual, como forma de sensibilizar a comunidade escolar e também a população de Almada.

“ Alimentação saudável e sustentável”

A 16 de outubro de 1945, no Canadá (Quebec), foi fundada a FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, com a missão de aumentar os níveis de nutrição e os padrões de vida, melhorar a produtividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais. 

Dia Mundial da Alimentação é celebrado desde 1981 por mais de 150 países com o intuito de alertar e consciencializar a opinião publica para questões globais relacionadas com a alimentação e nutrição.

O desafio foi lançado!

Fazer um jornal de parede, com notícias, eventos, visitas de estudo, projetos.

Mas, em 1º lugar, era necessário caracterizar o Curso Profissional de Mecânica Automóvel, através de um símbolo.

 Fazer um jornal de parede, com notícias, eventos, visitas de estudo, projetos.

Os alunos do 10º e 11º ano do PMA, prontamente concordaram e meteram mãos à obra. Em 3 dias todos apresentaram  um logotipo identificativo do curso, recorrendo ao seu poder criativo.

Luís Henrique Pedroso (12ºCSE)

Vencedor do 3º Prémio do Ensaio Literário sobre a obra "O Ano da Morte de Ricardo Reis". Prémio entregue na Cerimónia de Abertura do Congresso Internacional «José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel», em Coimbra, no dia 8 de outubro, onde o aluno compareceu com a professora que o incentivou a participar.