AEEN_Escolas.jpg

No dia 14 de junho, às 18:30, no Auditório da EDAC, tivemos o privilégio de contar com a presença da nutricionista Carla Marques, numa sessão de esclarecimento, animada e elucidativa, sobre hábitos alimentares saudáveis em contexto escolar e familiar.

"Estrelas da António" é um Boletim, de número único, produzido na Escola D. António da Costa por duas professoras de Português de 3º ciclo e seus alunos. "Alunos incríveis e extraordinariamente ativos" é o título do primeiro artigo deste boletim e dá o mote para o que se segue: a evidência do grande potencial humano e das grandes e pequenas realizações e atividades que animam esta escola e a tornam única.
Ver mais aqui

O grupo do Projeto de Ação Solidária, constituído pelos alunos da turma 5 do 9º ano numa das diversas vertentes da sua iniciativa, esteve num sábado de manhã no Pingo Doce, na Rua Garcia de Horta, junto ao nosso Agrupamento, para fazer uma recolha de bens alimentares com vista à constituição de cabazes para doar às famílias carenciadas dos nossos alunos. A recetividade da comunidade foi grande e esteve à altura da sensibilização levada a cabo pelos alunos do projeto.

  • EDAC1-1718-1
  • EDAC1-1718-2
  • EDAC1-1718-3
A juntar a esta importante iniciativa, acresceram os bens recolhidos na escola, ao longo deste ano letivo, donativo feito pela nossa comunidade escolar de bens de natureza diferente, como roupa, calçado, brinquedos e acessórios, também essenciais a quem deles necessita.

O nosso AGRADECIMENTO a todos os que connosco colaboraram.

No dia 24 de janeiro a turma do 4ºB participou na atividade “Almada na História” promovida pelo Serviço Educativo da Divisão de Museus e Património Cultural de Almada. Foi uma manhã divertida e instrutiva onde, através de um gigante jogo de tabuleiro, os alunos jogaram e aprofundaram os seus conhecimentos sobre a história e cultura de Almada e do país.

No dia 6 de fevereiro a sala do Pré-Escolar e as quatro turmas do 1º Ciclo foram ao teatro assistir à peça “O Fantasma das Melancias”. A peça foi constituída por três histórias que fizeram a delícia dos alunos.

De 6 a 16 de fevereiro celebrámos a Semana dos Afetos, inserida no Projeto "Maçãs dos Afetos" promovido e implementado pelo Projeto de Educação para a Saúde (PES). Foram exploradas histórias e debatidas temáticas de forma a prevenir comportamentos desajustados e a contribuir para a promoção de uma cidadania plena.

Prepara-se a viagem a França deste ano, entre e 7 de julho, de modo a permitir que todos os alunos do agrupamento que o desejem se possam inscrever, mesmos aqueles que estão em ano de exame. É já a quarta edição deste evento desde o ano de 2015 e o grupo de participantes tem contado inclusivamente com os familiares e até com alguns amigos dos nossos alunos.

Mais informações e inscrições aqui.

 

Carnaval na EDAC
Carnaval à maneira?
A António da Costa é a primeira!
Desde a Pré à Pri...
Toda a gente ri!
Obrigada, Pais da Pré,
os fatos robots ficaram bué!
Os robots em ação,
encheram-nos o coração!
O 1º Ciclo desfilou
e a todos encantou!

Os alunos de 9º ano realizaram uma visita de estudo ao Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da disciplina de Francês.

Visitaram a exposição - Migrações e cruzamentos – uma coleção através das culturas e dos tempos - no decurso da qual tiveram a oportunidade de conhecer peças, obras, artistas e movimentos artísticos de todo o mundo, desde a antiguidade até ao século XX, e onde puderam igualmente conhecer peças de mobiliário e obras de arte originárias do Palácio de Versalhes e peças de joalharia de René Lalique, mestre vidreiro e joalheiro francês.

No passado mês de Novembro (20 a 24)

Todos os alunos do 5º, 6º, 7º e 8º anos do Agrupamento, participaram nas diferentes provas da Literacia 3Di:

ano – Matemática;   ano – Ciência;  ano – Leitura;   ano – Inglês

Os resultados foram brilhantes:

Página 1 de 3